VR Healthcare Sidia

PROJETO HEALTHCARE

VR HEALTHCARE2018-06-14T16:23:12+00:00

Project Description

VR HEALTHCARE

O Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o SIDIA firmaram parceria para capacitar, por meio de realidade virtual, profissionais de saúde do grupo de hospitais que participam do Programa Parto Adequado, que tem como meta a redução do número de partos cesáreos no país.

A plataforma de treinamento, chamada “VR Healthcare”, estará disponível somente para o Samsung Gear VR. O Programa Parto Adequado (PPA), proposto pela Agência Nacional de Saúde (ANS), é executado em parceria pelo Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI). A iniciativa foi implantada no país em 2015, em forma de projeto-piloto, contando com a participação de 35 hospitais e com duração de 18 meses. Nesse período, a taxa de partos vaginais aumentou em média 38% nas unidades participantes. No início do ano de 2017, o projeto entrou na segunda fase, com 150 unidades participantes.

A obstetra e especialista em Medicina Fetal do HIAE, líder clínica do PPA, Dra. Rita Sanchez, explica que o Parto Adequado contempla múltiplas intervenções, como treinamento de profissionais diretamente ligados à assistência ao parto, consultoria para adaptações em estrutura física e gestão de processos e protocolos, informação a pacientes, familiares e profissionais, comunicação e gestão da mudança.

A parceria com o SIDIA vem reforçar a área de treinamento. “A base da mudança comportamental é o treinamento de médicos e enfermeiros, e esse treinamento deve ser de aprendizado contínuo, trazendo novamente a confiança aos profissionais. Ao criarmos novas metodologias, não só angariamos mais participantes ativos no processo, como tornamos esses pares fluentes para a disseminação mesmo entre os hospitais não participantes”, afirma a Dra. Rita Sanchez.

O gerente da área de Soluções ao Cliente do SIDIA, Álvaro Gonçalves, ressalta que esse primeiro conteúdo faz parte de um projeto maior que é uma plataforma destinada aos profissionais de saúde. Essa plataforma, em linhas gerais, é um catálogo de treinamento e experiências apresentadas em conteúdos imersivos e 360 graus curados por instituições como o Einstein.

Para o primeiro conteúdo, a solução permite ao usuário uma nova experiência de treinamento utilizando a tecnologia de realidade virtual, oferecendo elementos de imersão que transformam totalmente o processo tradicional no tema Parto Adequado.

“O profissional de saúde que realizar o treinamento por meio do ‘VR Healthcare’ vai acompanhar e tomar as decisões do atendimento desde a triagem, passando pela sala de observação até o momento do parto. O profissional poderá interagir na ferramenta e receber orientações sobre o assunto, e assim decidir pelo que é melhor para o paciente”, detalha Gonçalves.

Ano: 2017